domingo, 25 de setembro de 2011

O jovem e a violência: alguns dados




Uma das camadas e faixas etárias da população brasileira mais atinjidas pela violência é a dos jovens com idade entre 15 e 24 anos, de acordo com indíces do Ministério da Justiça e Instituto Sangari. Esses indíces mostram que em 2008 os jovens representavam 18% da população, sendo 18,3 mil deles assassinados, o que representa 36,6% de 50,1 milhões homicídios ocorridos no Brasil naquele ano. Esses números mostram o perigo que a juventude brasileira está envolvida e também a necessidade de políticas públicas específicas para essa camada da população.

O sexo masculino assume a adianteira das vítimas por homicídio, cerca de 94%. Dentro desse quadro a cor da pele é fator definitiva para especificar ainda mais as vítmas, com os negros ultrapassando os brancos. Entre os anos de 2002 e 2008, as vítimas brancas reduziram 22% e a quantidade de mortes por homicídios das vítimas negras subiu 20%, sendo no último ano o dobro, ou seja, quem mais sofre com a violência são os jovens negros de baixa renda.

Verificando a evolução dos indíces entre os estados, Roraima e São Paulo tiveram uma redução de assassinatos de jovens 78% e 68%, respectivamente. No Maranhão e na Bahia esse quadro tem aumentado 406% e 329%, respectivamente, nos últimos dez anos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário